domingo, 19 de agosto de 2007

Domingo de reforma

Dia de macarronada, dormir até tarde, ver Faustão...

que chato! não que a macarronada seja ruim, mas o que você faz de fim de semana? meu amigo vestibulando?

Eu sempre achei que domingo era um ótimo dia para ler o jornal e estudar história e geografia... e o melhor, sem pegar na apostila!

Se liga... abra o jornal e veja alguma manchete...

que tal: Reforma Agrária atinge a Amazônia
Uma reforma agrária destruidora – e inútil

"
O governo escolheu a Floresta Amazônica como área prioritária para assentar mais de 200 mil famílias. Isso aumenta a devastação. E os colonos continuam tão pobres quanto antes"

Porque a reforma agrária se mostra tão necessária e mesmo assim negligenciada?
Voltando aos primórdios de um Brasil que nem se chamava Brasil ainda, na verdade nem se constituía país... a portuguesada toda chegou querendo botar banca, estabelecendo de uma maneira pra lá de democrática o monopólio comercial... o pacto colonial!

Enfim, a pequena Ilha de Vera Cruz se descobriu maior do que o esperado, com condições climáticas, de território, de solo bem diferentes dos da Europa.

E o que os bigodes decidiram?

Depois de só extrair o que achava interessante, resolveram plantar cana... o lance do açúcar estava em alta!
E quem liga para a terra e seus habitantes?
Estabeleceram divisões latifundiárias, implantaram a monocultura, e trouxeram mão de obra escrava:
  • Latifúndio para garantir os altos faturamentos da Coroa Portuguesa, e para poder de maneira mais fácil centralizar o poder (quanto menos gente palpitar, mais fácil de mandar sem questionamentos).
  • Monocultura de cana-de-açúcar no Brasil colonial, e posteriormente o café no Império... produtos que garantiam altos lucros, por não serem cultivados em grande escala em Portugal.
  • Escravos negros não porque os índios não poderiam ser domesticados (nossa, como o ser humanos diferente não valia nada em sua cultura e dignidade naquela época), mas porque o tráfico negreiro era lucrativo para Portugal...
Tá... e o que tudo isso tem a ver com o que vivemos hoje?

a estrutura latifundiária daquela época é mantida até hoje... hoje Brasil tem várias fazendas improdutivas, terras sem dono que devido a burocracia continuam sem grande utilidade... ou quando tem dono, servem de pasto para gado ou grandes plantações que garantem os grandes lucro para poucos.

aliás, a monocultura garantiu ao Brasil posto de grande exportador... mas até onde isso é vantagem para o povo brasileiro?
as vezes quando o preço do café, do leite, arroz... essas coisas, sobe, não pensem que é entre safra! é a lei da oferta e procura que coloca nossos melhores produtos no estrangeiro, encarecendo o que fica!

e o que falar da escravidão?
depois de libertos, viveram marginalizados, e muitos vivem até hoje...
um povo fascinante que por muitos é visto erroneamente como inferior... preconceito estúpido que dá muito pano pra manga!

mas esse preconceito não é exclusividade dos negros, a grande miscigenação no Brasil garantiu pra muitos um pouco dessa marginalização, desse subjugar de quem pensa estar por cima da carne-seca... além dos índios, que foram empurrados para pequenas áreas...
É esse o povo que serve de mão de obra para o desmatamento, são essas pessoas que as vezes na ignorância vivem como escravos a mercê dos poderosos, vivendo com R$ 95 por mês do bolsa família...

mas voltando à Amazônia, já que os latifúndios dão muito trabalho para dividir... vamos então dividir as terras alagadiças e quase impossíveis de se fazer plantações do Amazônia, quem vai reclamar? e de quebra ainda arruma bastante madeira para as madeireiras comercializarem, fala se o governo não é maior esperto? o máximo de problema que eles terão é alguma ONG reclamar, mas aí é só apagar alguém e o silêncio está comprado... o que o diga a missionária americana Dorothy Stang, que morreu em 2005 por defender o nosso Amazônias. E o que foi feito por causa disso? Tá... alguns peixes pequenos foram presos, mas os grandes tubarões ainda estão por aí, a reforma agrária ainda é sonho, o desmatamento ainda é um pesadelo que atormenta!

Chega por hoje
quem quiser saber mais sobre a reforma agrária usando o Amazônia, olha aí no link:

Época - Uma reforma agrária destruidora – e inútil

Um ótimo domingo para vocês!

Um comentário:

Luara disse...

Nossa Vah!!

Bem legal esse seu mega texto.

Tipo a relação entre as coisas que aconteceram e que até hoje acontece bem legal tai um ótimo tema de redação uhauhauhau

adorei mesmo!!!

beijos
***Luara**