sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Introdução à Química

Propriedades Gerais da Matéria

Matéria é tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Percebe-se, então, que a matéria pode ser encontrada em diferentes estados, a saber: sólido, líquido e gasoso. As mudanças de um estado físico para outro recebem nomes, tais como: fusão, solidificação, vaporização (subdividida em ebulição, evaporação e calefação), condensação, sublimação. Tais transformações ocorrem devido ao fornecimento de energia à matéria.
A temperatura na qual ocorre mudanças de estado físico recebe nome. Entre elas, podemos citar a temperatura de fusão (temperatura constante na qual coexistem os estados sólido e líquido em equilíbrio) e temperatura de ebulição (temperatura constante na qual coexistem os estados líquido e gasoso em equilíbrio).
Quando uma mistura sofre fusão e ebulição a uma temperatura constante, ou seja, a transformação inicia e termina a uma mesma temperatura, temos uma substância pura, ou substância. Quando uma amostra sofre fusão e/ou ebulição e a temperatura varia no momento da fusão ou da ebulição, temos uma mistura. Esta mistura pode ser azeotrópica quando a variação é na temperatura de fusão, ou a mistura pode ser eutética quando a variação de temperatura é na temperatura de ebulição.

VOCÊ SABIA??

A ausência de vitamina C provoca o sangramento das gengivas e possível perda dos dentes, também conhecida como escorbuto. Esta doença era muito comum nos marinheiros.

Um comentário:

Luara disse...

Oi Aline!!!

Nossa Bem interessante essa curiosidade sobre a vitamina C gostei!!!

espero que voê poste sempre essas curiosidades

Beijos

***Luara***