terça-feira, 28 de agosto de 2007

A minha cópia não é pirata... eu copiei do disco original (cúmulo da ignorância...)

Piratas... do capitão Gancho (fugindo do tempo, simbolizado pelo crocodilho que engoliu um relógio tic tac) até o pirata de Hollywood, Jack Sparow... esses são os famosos de hoje no ponto de vista do entreterimento... tem outros, mas quem sabe a verdade sobre a pirataria, que teve seu tempo aúreo entre os séculos XVI E XVIII?
E agora, em pleno século XIX... o que sabemos sobre a pirataria?

Pra começar com filologia... "pirata" é uma palavra que vem do grego e significa "tentar assaltar", ou seja, um pirata nada mais é que um marginal que cruza os mares de forma autônoma ou organizado em grupos com a intenção de promover saques e pilhagem a navios e cidades.

Eles enterravam tesouros, faziam traidores andarem na prancha... e a primeira vez que apareceram na literatura foi quando Homero, na Grécia Antiga, conta sobre eles na Odisséia.
Os piratas gregos, que roubavam principalmente os "pobres" fenícios e assírios, são responsáveis pelo traçamento de rotas comerciais, e outras alternativas, que tinham o objetivo de abordar navios, poder apoderar-se de suas riquezas e fugir com segurança. Eles também as vezes mantinham reféns para extorquir resgastes - e aí nasceu aí sequestro! que causa temor até hoje!

A pirataria manteve suas bandeiras com caveiras durante a Idade Média, e sobreviveu muito bem quando vieram as Grandes Navegações, se "instalando" pelo caminho das colônias européias... quem viu os filmes "Piratas do Caribe" (I, II e III), viu as Caraíbas... lugares onde os piratas viviam, procurando uma boa presa que levasse riquezas das colônias! A maioria desses piratas eram escravos fugidos, e acredite se puder: As tripulações eram normalmente muito democráticas - o capitão era eleito por ela e podia ser removido a qualquer momento.

Existiam os corsários, os bucaneiros, os flibusteiros. Há várias lendas, como a do holandes voador, a mancha negra, o kraken...

Interessante, não acham? essa malandragem é de longa data... sabe o lance da formiga e da cigarra? uma trabalha e trabalha e a outra nem se preocupa, porque pretende se aproveitar do trabalho da pequenininha...

E isso acontece até hoje! sem o glamor do papagaio no ombro, ou a perna de pau (que na verdade é até folclore, mistificação de uma possível imagem), mas acontece: A pirataria moderna é a cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, é plágio, uma infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística ou intelectual!

Imagine que feliz você não ficaria de trabalhar numa tese, numa música, um desenho... e quando você pensa que vai colher os frutos do seu trabalho tem prejuízo porque veio um espertinho, copiou e espalhou sua propriedade, maior raiva, não acha?

Aqui no Brasil esse é um problema sério, na verdade em todo o mundo é - mas vamos nos prender no nosso quintal- onde o dinheiro da pirataria serve de capital de giro para o tráfico de drogas e a violência, trazem prejuízos e desemprego para o país!

Vestuário, acessórios, softwares, e até medicamentos! o povo leva gato por lebre e se sente malandro, burlando o sistema, e não percebendo que está trazendo malefícios para si.

Mas você sabe como a pirataria se deu nos tempos modernos?
Era uma vez a "Reserva de Mercado", uma política adotada pelo Governo para proteger a "Industria Nacional de Informática", durante os anos 80, onde aqui no Brasil todo mundo era obrigado a comprar máquinas ultrapassadas por preços absurdos, sem contar que a importação era literalmente proibida, se existia "similar nacional" para software e hardware a importação era ilegal e tratada como contrabando.
Nessas condições, a pirataria de software não era tida como contravenção, era comum aos usuários trocar disquetes de software como quem troca figurinha...
Só que... Em 1992 o Fernando Collor acabou com a “Reserva de Mercado", e os produtos de informática de fora do país voltaram ao país com sua qualidade e bem baratos (ou nem tanto, mas enfim).

Mas a pirataria continuou, e de certa maneira, a rapidez que a tecnologia se renova colaborou para isso. Sem contar a Internet, que se transformou em uma nação sem fronteiras, uma nova sociedade com seus valores e características, uma porta aberta para todas as culturas, e como em toda sociedade, existem os sub-mundos, na web ele é underground mesmo, e tem tudo de ilícito, assim como na vida real.

Como eu já disse, pirataria é uma ação criminosa, e todos os envolvidos estão sujeitos as penalidades existentes! Ela reduz a oferta de emprego, e aumenta o custo do software original. Alias ai estamos perante a "máxima do Tostines", o software é caro por causa da Pirataria e o usuário usa software Pirata porque ele é caro. (achei essa frase num site e achei o máximo!!!)

E enquanto existir quem compre produtos piratas, teremos produtos piratas... e seus malefícios!

Bom pessoal, deixo aí para vocês pensarem.

Se cuidem!

2 comentários:

Lina disse...

HELLO!!
I would want a lot to read what you write but Haime!! I do not know the language.
mine blog and only poetries you want to visit it? I waited for to you? Thanks soon Hello
and good night

Rafael M. Sigiani disse...

É isso ai Vanessa, gostei muito da última frase que diz que o software é caro, e por isso as pessoas compram pirata....hehehe....mas ninguém se da conta que é caro justamente por que vende pouco, pois muitos compram pirata, as pessoas esqueçem de que o investimento para a produção de um software é alto que é caro reproduzi-lo, que é caro capacitar pessoas para mexerem naquele software e também poderem dar aulas sobre o software dependendo de sua complexidade, as pessoas não percebem tudo isso. Elas só querem pensar no seu próprio bem estar, e que se dane o bem estar dos outros, mas meus amores não é bem assim que a coisa funciona, vamos parar para pensar somente um pouquinho sobre nossas atitudes, pois nosso reconhecimento depende da análise de nossos atos.
Um grande beijo a todos. E uma ótima reflexão....T+...