terça-feira, 21 de agosto de 2007

Não literalmente falando...

Mas que diabos é literatura?
e a pior das dúvidas... por que eu tenho que estudar isso?

Acho que melhor do que definir o que é literatura, é decidir o que se constitui literatura: O que torna um texto literário?
Você pode pensar que literatura é aquele texto mimético da Antiguidade, com Homero e outros aedos; ou talvez você ache que literatura é aquela vassalagem amorosa dos trovadores, ou um soneto que idealiza a perfeição romântica; literatura para você pode ser, de repente, aquela crítica ferrenha da sociedade, realista ou com os requintes escatológicos de quem escreve mostrando o naturalismo do homem visto como animal; talvez você associe literatura com a arte pela arte descritiva do parnasianismo, algo meio no sense... ou você pensa que literatura é aquilo que vem pra inovar e sacudir a sociedade, integrado com outras artes, numa mistura de tons e temas modernos... literatura é tudo isso e mais um pouco!

mas me diga, bula de remédio não é poesia para hipocondriaco?

Definir o que é literatura depende muito do contexto histórico, que depois de definido, é canonizado depois pelas grandes universidades, e que depois você estuda e não sabe o porquê.

Texto literário é o texto que não tem a obrigação de ser verdadeiro, é verosímil... ficticil ou querendo mostrar a realidade nua e crua, quer fazer você sentir a mesma coisa que o autor, quer te informa de maneira mais próxima, e não distante como um jornal. As palavras vão além dos limites dos seus significados de dicionário... e o autor pretende com elas fazer você chegar a novos espaços. compreender outras situações, ambientes, essas coisas.

A função poética predomina nesses textos, junto com a metalinguagem... e mesmo que os textos se baseiem em fatos concretos, da realidade, não tem a responsabilidade que um Jornal Nacional tem... capice?

E sabe por que você estuda isso? oras, que pergunta... você QUER estudar isso para compreender épocas passadas, e ver como elas se refletem na nossa realidade hoje.

Imagina assim, você estuda a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, e outras coisas dessa época... com isso você tem a versão concreta dos fatos, mas e as pessoas que viveram isso? como sobreviveram (ou não?), lendo um livro como "Se questo è un uomo" (E isto é um homem) do Primo Levi, sobrevivente de um campo de concentração; ou "Os diários de Victor Klemperer", que é o diário de um judeu que conseguiu se livrar dos campos de concentração e viu a sociedade se transformando, você terá com esses livros a versão de uma pessoa que viveu o lance, e não a versão de um historiador que provavelmente estudou bastante o negócio, mas não sentiu o que realmente aconteceu.

E é isso pessoal, esse negócio de contar para os outros o que aconteceu a partir do próprio ponto de vista é literatura... tudo que segue uma estética é considerado manifestação artística, e não seria diferente com literatura =D

E isso é literatura =D

sem mais por hoje, pessoal

Fui

Um comentário:

Luara disse...

Oi Vah!!!

Bem legal as suas postagens embora elas sejam bem grandes uahuaua

bom eu li apenas a metade não to com ânimo pra lê hj uhauua

mas uma parte pelo menos eu li, mas tudo bem passemo oa proximo.


Gostaria de pedir pra você, que pelo menos uma semana sim e outra não num sei... para passar alguns temas de redação tipo pelo menos de 30 mim sei lá você que sabe ou então pedir para fazer em casa num sei, mas ajudar mais a gente com redação.

E outra coisinha de mais dicas pra gente também sobre interpretação de texto e também tipo como ler um texto mais rapido essa coisas fazem a diferença só que eu ainda num estou muito boa nisso e eu queria sua ajuda.

Obrigada

Beijos

***Luara***