sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A Queda da Tentativa:

Todo brasileiro tenta,tenta,tenta e....quase sempre fracassa!
Todas as nossas boas intenções não estão dando certo por pura falta de interesse de alunos.este Blog foi criado para que houvesse uma interação entre tutores e alunos,só que apenas tutores participam.
Nós já passamos nos vestibulares,estamos aqui para oferecer algo a mais!!!!
A idéia deste blog foi ótima,pena que os alunos não dão o valor!!!!
O Plusp não funciona direito por falta de aluno,pois nós,tutores,estamos sempre dispostos.
Fica aqui registrado meu apelo e desabafo com relação a falta de consideração que sofremos!!!

William!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ser estudante não é só pra pagar meia no cinema...

Erros que não gostariam de ser erro...

Tem gente que MALTRATA a língua portuguêsa, chega a ser um triûnfo axar redações com poucos ou nenhum erro gritante!
As vezes tem corretor que acha que o altomóvel é um veículo novo bem alto...
E outros momentos em que ruas passíficas são sonhos!
Mas quando se corrige uma redação, não se pode ter preconceitos! deve-se corrigir caltelosamente, e procurar em livros de história para não errar na correção: vai que realmente exixtiu um presidente com as iniciais LHC???

Háfora você cança de rir disso e pensa na defazajem, de gente onesta... que muitas vezes erda esses maus costumes, e não percebem que presizam estudar para dar um pouco mais de diguinidade ao pobre do português! Mas nessas sircunstâncias, não são notados os prejuíssos, e conseguentemente a cituação é dessesperadora!

Almentão
os políticus corrupitus, e ninguém sabe o porquê... se alguém mechesse de maneira eficaz na educação, podia acontescer de o Brasil crescer mais egualitárrio, e a gente poderia ficar sussegadu, sem indiguinação


Essas palavras em negrito são erros encontrados na correção de redações do ensino médio (ixi, se tiver erro no que não tá em negrito fui eu mesma =p)... são equivocos que muitas vezes podem ser explicados pela fonética, ou até com filologia... talvez possamos colocar a culpa no dialeto da internet, ou dos emuxus! mas na real, o grande piriri é o brasileiro não valorizar a própria língua!!!

Bom, riram muito? que tal tentar consertar os erros?
será que você consegue arrumar tudo?

sábado, 15 de setembro de 2007

HÍFEN!!!!

Aqui vai a continuação da nossa aula,mais algumas regrinhas de como usar o hífen.

PREFIXOS:

Auto,contra,extra,intra,semi,ultra = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar com:vogal,h,r ou s.

EX. auto-retrato;extra-hospitalar;ultra-sonografia.

Ante,anti,arqui,sobre = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar por:h,r ou s.

EX. anti-rábico;arqui-rival;sobre-saia.

Hiper,inter,super = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar por:h ou s.

EX. hiper-humano;inter-relação.

Mal,pan,circum = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar por: vogal ou h.

EX. circum-adjacente;mal-acabado;pan-asiático.

Sub = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar por:b,h ou r.

Ex. sub-base;sub-humano.

Ab,ad, sob = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar por: r.

EX. ab-rogar;ad-renal;sob-roda.

Supra = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar por: r,s ou vogal.

EX. supra-renal;super-sumo.

Entre = usa-se hífen sempre que a palavra seguinte começar por: h.

Ex. entre-hostil.

Outros casos:

- Idéia de oposição:

jogo Fla-Flu/ torneio Sul-Suldeste.

-Datas:

25-08-1987

- Com expressões formadas por "não", desprovido de função de advérbio,e sim um prefixo de negação.

não-agressão/não-violência

É isso aí galera,sem erros agora.As outras regras foram passadas na aula.é só pegar com o amiguinho que assistiu a aula.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

E lá vamos nós!!!!!

Perdemos dois tutores,calma,nenhum deles morreu,apenas conseguiram um outro emprego.
A Aline e o Rafael foram embora(snif!)!!!!
Tudo voltou a ser como antes: eu,a Vanessa e o Daniluuuu!!!!
E lá vamos nós........encarar a bronca....rsrsrsrs

Se possível,caso algum aluno ler esta postagem,pesquisem sobre hífen.

Históriaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

História Contemporânea... Que bicho é esse?

Período atual da história, que se iniciou com a Revolução Francesa, em 1789... tá, isso é o que você aprendeu nos livros (ou não), mas o que realmente significa isso???
Lembra do Iluminismo? aquele movimento intelectual da 2º metade do século XVIII - também chamado "século das luzes" - por enfatizar a razão e a ciência como formas de explicar o universo. Então... ele explica muita coisa: é a partir desse movimentos que entendemos por que o ser humano é considerado racional...

E porque o nome "Iluminismo"? os filósofos da época achavam que estavam "clareando" - esclarecendo - a mente das pessoas... como assim?

Lembra da Inquisição? Bruxaria? Agora lembra de Biologia... aquelas fórmulas mágicas de abiogênese (coloque um monte de restos de comida no seu porão e pirlimpimpim - uma semana depois criou-se ratos lá; ou então, coloca um pedaçõ de carne no canto da porta... duas semanas depois você terá moscas - mágico! e mal cheiroso!!!) , pois então, naquela época do iluminismo, esses e tantos outros mitos foram explicados com a ciência...

Sem contar os avanços na química - como a descoberta do oxigênio por Scheele e Priestley (quem?), a síntese da água por Cavendish (será que eles pensaram em fazer água em pó?), a descoberta do princípio da conservação da massa por Mikhail Lomonosov (os gosrinhos não devem ter ficado contentes...). Conceitos sendo criados a partir de experimentos... e não mais contando com uma cartola mágica, ou um calderão fantástico!

E física... com vários representantes que também jogavam no campo da filosófia, colaborando com conceitos de termodinâmica, mecânica estatística, eletricidade, conversão ilimitada de trabalho mecânico em calor, desenvolvimento de máquinas a vapor - issooooooooo, máquinas a vapor, o que isso lembra vocês???

CAPITALISMO: chega de manufaturas, artesanato... agora é hora de produção em massa!

Enfim, linkando com o iluminismo... foi ele um dos grandes impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna. Já que foi um movimento que obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta porém gradual influência nos países católicos - lembrandi que o catolicismo tava perdendo poder desde a queda da época medieval (chamada de período negro da história, onde diziam haver uma cortina sacra sobre os conhecimentos, "protegendo" os ignorantes, mantendo- os ignorantes, perfeita massa de manobra da Igreja... e a filosófia, de certa forma, acabou com a graça) .

Mas então... foi graças ao iluminismo que ficou tão marcado o início da Idade Contemporânea - com seu sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos. (na minha humilde opinião... a gente cria um problema pra solucionar outro!).

Resumindo a ópera... se na Idade Média a Igreja controlava o conhecimento e tudo era colocado em panos quentes para garantir lucros ao rei e ao papa, veio o Humanismo e as "redescobertas das descobertas" da Antiguidade... criou-se a Inquisição (que deixou claro que o que é proibido é mais gostoso), e todo esse cenário culminou no Iluminismo, que deu alguma segurança para as ciências progredirem e, conseqüentemente, o capitalismo.

E é isso por agora =D

espero que tenha ajudado

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

As cidades, as serras e as tartarugas...


Tartaruga de duas cabeças completa 10 anos. O bichinho mora no museu de História Natural de Genebra, na Suíça. Seu nome é Janus, homenagem ao deus da mitologia greco-romana.
Sabe qual deus? aquele deus dos portais e transições, inícios e fins. Na verdade é associada a ele a mudança entre a vida primitiva e a civilização, o obscurantismo e a ciência, o campo e a cidade e as cerimônias de mudança durante as vidas dos mortais.

Agora... pega o gancho:

Vocês leram "As cidades e as serras"? de Eça de Queirós, o último de Eça...

Romance que cai na FUVEST, que tem como cenário o século XIX, Revolução Industrial, tecnologização... estradas de ferro, as primeiras experiências com aviões, eletricidade (aleluia... banhos quentes!), e o principal, o que garantiu a propagação e adesão da revolução: a imprensa, grandes mídias.
Bom, com esse contexto, o autor colocou dois personagens para mostrar, refletir, criticar, e ironizar (de maneira finíssima), o capitalismo...
O personagem principal, o protagonista... é o Jacinto, um cara que nasceu em berço de ouro, que no começo do livro exaltando a tecnologia... passa por um momento pessimista, depois bucólico... pra finalmente ser praticamente o pai do Fome Zero.
O narrador é o Zé Fernandes... um pequeno burgues, melhor amigo de Jacinto. Um cara que crítica, reclama, não faz nada pra mudar e ainda fica zoando quem toma alguma atitude...

Esses são os personagens principais. Bom, lembram da tartaruguinha de 10 aninhos e duas cabeças... então, imaginemos cada cabeça dela sendo um dos personagens do livro.

Quem leu o livro notou como os dois amigos eram inseparáveis, sendo assim uma ótima alegoria a tartaruga...
Imaginem uma cabeça amada e alimentada pelos pais, e a outra, do lado, sendo meio que ignorada, vivendo as custas de seus próprios esforços. A primeira, direita, será Jacinto. A segunda será o Zé.
A primeira cabeça adora a tecnologia; tecnologia e cultura vistas como índices de civilizidades dos povos, as ciências e técnicas delimitando potencias.

A segunda vive as mesmas coisas, afinal... tá grudada, só que está não é tão otimista, percebe como o capitalista deixa uns miseráveis para que outros possam esbanjar.

Devagarzinho, como toda tartaruga é... , a primeira cabecinha percebe que o mundo não é como o seu mundinho perfeito, e a segunda explica para ela que é culpa do capitalismo ferrenho. E a pobrezinha tartaruga rica entra no seu casco, fica pessimista, se sente mal... começa a ler filósofos com problemas existencialistas e tudo mais.

Até que é necessário que a tartaruguinha suba nas serras, sua propriedade, para levar os cascos de seus antepessados...

Perceba como Eça usa artifícios para levar o personagem a uma purificação, enterrando o passado e "renascendo" com outras perspectivas.

Enfim, a tartaruguinha rica arruma tudo pra ir para as serras, junto com sua amiguinha esquerda. Só que quando ele chega nas serras fica sabendo que suas coisas foram estraviadas, e as duas tem que subir sem nenhuma mordomia (imaginem se elas demoraram...)

Lá nas serras, a direita começa a exaltar o simples, vivendo uma vida bucólica... a esquerda acha contraditório e diz que Jacinto, digo, a cabeça direita era sem noção... irnonizando de maneira implícita, já que ele nunca bateria de frente (uma que as tartaruguinhas estavam com a cabeça uma do lado do outra, e também, não seria interessante para Zé Fernandes... a esquerda, perder de andar com alguém de mais posses: era lucrativo e mais confortável para ele!)

Observou como o autor brinca com esses conceitos que dominavam Portugal, e a Europa num geral. A idéia de que civilização é sinônimo de tecnologia, cultura sinônimo de ciências e técnicas... e que civilizações que não cultuam isso seriam inferiores... como eram julgadas as culturas africanas e indígenas.

Vale lembrar também, que a escola literária da época era o realismo/naturalismo... em Portugal isso não era tão divididinho como foi aqui no Brasil.
Voltando as tartarugas... a direita percebeu que o capitalismo não perdoa nem suas terras, as serras... lá existindo também miséria, aqueles que trabalham muito e não ganham nem para o próprio sustento. Então, decidiu fazer em suas terras um mini socialismo, onde todos trabalham de maneira honesta e justa, e ganham para viver com dignidade, todos!

A cabeça esquerda achou o cúmulo, dizia que era inútil, que o mundo não muda com essas pequenas atitudes... E essa é a grande sacada do livro:

Da onde deve vir a mudança??? das Elites (caridosas?), ou do povão, das grandes massas (insatisfeitas querendo revolução)???

Pegou a crítica? não se engane quando dizem para vocês que Eça de Queirós - que escreveu tantos livros revolucionários, com críticas ferrenhas - está pedindo desculpas com esse livro, éle não tá querendo dizer que as grandes elites são boazinhas e generosas... ele tá mostrando como a sociedade é egoísta, e como a pequena burguesia não é a favor de mudanças. Além de zuar as grandes elites, dizendo-as alienadas!

As tartaruguinhas são duas faces de uma mesma moeda, ou de um mesmo casco... e assim como o deus greco-romano é representado com duas faces, uma olhando para o passado, outra para o futuro... os dois personagens do livro vivem um momento com perspectivas diferentes:

Jacinto exalta a tecnologia, o futuro... e depois faz revolulção nas suas serras, dando um jeito no hoje, mesmo que amanhã ele mude de idéia ou morra e a sua revolução não vá adiante...

Enquanto Zé Fernandes vive o presente olhando o passado, sendo pessimista... não querendo mudanças, não querendo viver como vivia antes.

Compreenderam?

O autor pretendeu criticar a futilidade predominante da época (que de certa maneira se figura até hoje) e as idéias positivistas que reinavam na Europa.

Gostou?
Ficou com dúvidas?
comenta aí então...

bjus pra vocês =D

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Funcão Injetora, Bijetora, Sobrejetora???? Meu DEUS o que é isso???



Calma, não se desespere é muito fácil....


Vejam só:



FUNÇÃO INJETORA: Uma função f:AB é injetora se quaisquer dois elementos distintos de A, sempre possuem imagens distintas em B.






FUNÇÃO SOBREJETORA: Uma função f:AB é sobrejetora se todo elemento de B é a imagem de pelo menos um elemento de A. Isto equivale a afirmar que a imagem da função deve ser exatamente igual a B que é o contradomínio da função, ou seja, para todo y em B existe x em A tal que y=f(x).











FUNÇÃO BIJETORA ou ISOMORFISMO: Uma função f:AB é bijetora se ela é ao mesmo tempo injetora e sobrejetora.
Viram, com essas imagens ficou bem mais fácil né??
Bom é isso ai pessoal, eu aconselho a todos a fazerem os simulados do site só matemática, são muito bons e auxiliam vocês a descobrirem em qual parte do conhecimento que vocês estão com uma maior dificuldade. Ok?
Um grande abraço a todos.

Matematicando...

Pra começar... resolvam essa:
Vanessa postando sobre matemática??? Melhor rezar...

Mestre matemático que estais na sala,
Santificada seja a Vossa prova,
Seja de Álgebra ou de Geometria,
O zero de cada dia não nos dai hoje,
Perdoai as nossas bagunças,
Assim como perdoamos os Vossos Teoremas,
Não nos deixeis cair em recuperação,
Mas nos livrai da reprovação,
Amém.

Ave matemático cheio de malícias,
O temor esteja convosco,
Bendita seja a prova de vossa cabeça,
Socorro !!!
Santa cola, mãe do aluno,
Rogai por nós agora
E no choro da má sorte,
Amém.

Danilo... ensina essa para os seus alunos ^_^

Mas então pessoal, pra vocês que gostam de ler bastante (pegou a ironia?):

UM POUCO DE HISTÓRIA

Sabiam... os sistemas de pesos e medidas são o resultado de uma evolução gradual sujeita a muitas influências. O jeito que você mede hoje não é o mesmo de anos atrás, e a importância do que se mede também varia com o tempo... assim como a língua: a gíria que você acha supimpa hoje, seu avô não acharia irada!

Então, é difícil estabelecer um percurso lógico e claro para o seu aparecimento (as unidades de medida, não as gírias...)

Mas vamos contar a historinha:

Provavelmente, contar foi talvez a forma mais primitiva de medir. As comunidades pré-históricas utilizavam as unidades dos seus produtos principais para se exprimirem nas trocas. Por exemplo: um agricultor avaliava (media) uma ovelha em "mãos cheias de trigo" ou outro grão das suas produções. Se a ovelha era pequena, menos vezes você enfiava a mão no saco...

O sistema de medida por unidades de troca durou bastante, mas é engraçado como ninguém contou exatamente quanto...

O desenvolvimento e aplicação de medidas lineares - antes do aparecimento das de peso e capacidade - apareceram entre 10.000 e 8.000 anos AC (e???). As unidades de medida nesses tempos baseavam-se na comparação com objetos naturais. Depois começaram a utilizar-se algumas dimensões do corpo humano como padrão de medidas lineares. Por exemplo: os egípcios chamavam à distância entre o cotovelo e a extremidade do dedo médio: Braça. (já imaginou você chegar na padaria e pedir uma braça de pão, ou no açougue, pedir uma braça de carne moída... bizarro)

Mas a estranheza para nós não pára por aí... alguns povos, perceberam-se de que havia alguma uniformidade entre os pesos de algumas sementes e grãos e assim tomaram-os para bitolas de peso. Por exemplo: o Carat - ainda hoje usado pelos joalheiros modernos - resultou do peso da semente de alfarroba; ou o Grão - ainda usado como unidade de peso - tem origem no peso das sementes do trigo ou da cevada.

Complicado o lance... e como uma "prima" cobrava? entre razões e emoções...

Enfim... a diversidade de todos estes métodos de medida levaram a que as sociedades primitivas, ao tornarem-se mais sofisticadas, tivessem a necessidade de normalizar os seus Sistemas de Pesos e Medidas. pra não ter aquele lance que todo irmão mais novo reclama: dois pesos e duas medidas - porque ele pode e eu não???

Enquanto isso no Egito... talvez a mais antiga medida linear usada pelos egípcios, babilônios e hebreus, foi a braça. De origem incerta: ou talvez como a tal distância entre o cotovelo e a extremidade do dedo médio.

Os egípcios tinham dois tipos de Braça:

A Braça Curta com 17,7 polegadas = 0,45 mts. (anões?)
A Braça Real com 20,6 polegadas = 0,524 mts (a do faraó?)

A Braça Real era dividida em 7 Palmos e cada Palmo em 4 Dedos (com a largura do dedo médio). É curioso que a Braça, ainda hoje é usada na marinha como medida de comprimento para designar profundidades, ou cabos e linhas dos aprestos marítimos. Sabia? nem eu... agora sabemos ^_^

Os gregos, mais tarde, acrescentaram alguns padrões dos sistemas desenvolvidos pelos egípcios e babilônios:
O Pé (Foot), dividido em 12 unidades designadas por Polegadas (Inches). (inches... será que é inchado em grego?)
Os romanos adaptaram o Pé (Foot) dividido em 12 Polegadas (Inches) para medida de comprimento. (engraçado como os romanos não fazem nada sozinhos...)

Para o sistema de pesos criaram a Onça (Oz) como a menor unidade. Depois:
- Num sistema: 16 Oz = 1 Poud (Libra) (no mundo de Oz? eu adorava o espantalho)
- Noutro sistema: 1 Poud (Libra) = 12 Oz (mas eu achava a Dorothy chatinha...)

Pulando alguns séculos, na Idade Média o negócio era meio na surdina... no obscurantismo da Idade Média quase todos os sistemas de medidas desapareceram ou não eram usados (pra que medir ou contar? o Papa vinha e papava tudo... ). Cada Cidade, Território ou Província usava as suas medidas com os conseqüentes erros, fraudes e enganos nos mercados (eu poderia apostar que os enganos nunca eram cobrar menos nos impostos!).

No Século XIV os mercadores ingleses estabeleceram o seu sistema de pesos baseado na Libra (Lb) = 7.000 Grãos (Gr) = 16 Onças (Oz) que ainda hoje é empregue em muitos países de expressão inglesa. (Mas não tinha onça, era um leão que acompanhava...)

No Século XV um outro sistema foi estabelecido: a Onça Troy (Oz troy) = 480 Grãos (Gr) = 12 Onças da Libra. Curtiu? tudo bem... nem ligo =p

Mas então... a criação do Sistema Métrico Decimal foi um importante contributo da Revolução Francesa, e baseia-se em múltiplos de 10.

A sua unidade básica é o Metro; inicialmente definido como a décima milionésima parte do comprimento do meridiano terrestre entre os paralelos de Dunkerque e Barcelona (cerca de 1/4). (caramba... que viagem, aposto que ninguém pensa nisso quando tá calculando algum exercício)

Entre 1960 e 1983 foi redefinido como o comprimento de onda do isótopos 86 do Krypton; e em 1983 voltou a ser redefinido como o comprimento do percurso efetuado pela luz, no vácuo, em 1/299.792.458 segundos: medida que é reproduzível em laboratório. (Menina de humanas falando de matemática, entrando na física e saindo pela química... mamãe sempre diz que não acompanho o batman mas sou prodígio!)

Hoje, o sistema métrico decimal é universalmente aceito, incluindo o Reino Unido depois da adesão à União Européia. (não foi aceito antes porque marcaram a reunião as 17h... e ninguém queria deixar de tomar chá)

Os Estados Unidos (USA) por inércia ou pela importância da sua economia ainda não sentiram a necessidade de adaptar este sistema. (metidos? magina... olha o imperialismo aí!)

Em 1960, a 10ª Conferência Internacional de Pesos e Medidas adotou o International System of Units (SI). ()aquele sistema que os exercícios adotam)

Este sistema é baseado em sete unidades de medida:

- O Metro para unidade de comprimento (m);

- O Kilograma para unidade de massa (kg);

- O Segundo para unidade de tempo (s);

- O Kelvin para unidade de temperatura termodinâmica (K);

- A Candela para unidade de intensidade luminosa ((cd);

- O Ampère como unidade elétrica (A);

- O Mole para a quantidade de substância (mol).


é isso pessoal... e olha aí a resolução do exercício do começo

( AM + BC ).X=AM ( X + BOC ) - BCTE
Fazendo mmc no 2º membro e eliminando os denominadores.

AMX + BCX = AMX + AMBOC - BCTE
Aplicando a distributiva

BCX = AMX - AMX + BC ( AMO-TE )
Fator comum

BCX = BC ( AMO - TE )
Isolando o X e simplificando

X = AMO - TE

Curtiram??? manda para as namoradas de vocês =D