segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Históriaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

História Contemporânea... Que bicho é esse?

Período atual da história, que se iniciou com a Revolução Francesa, em 1789... tá, isso é o que você aprendeu nos livros (ou não), mas o que realmente significa isso???
Lembra do Iluminismo? aquele movimento intelectual da 2º metade do século XVIII - também chamado "século das luzes" - por enfatizar a razão e a ciência como formas de explicar o universo. Então... ele explica muita coisa: é a partir desse movimentos que entendemos por que o ser humano é considerado racional...

E porque o nome "Iluminismo"? os filósofos da época achavam que estavam "clareando" - esclarecendo - a mente das pessoas... como assim?

Lembra da Inquisição? Bruxaria? Agora lembra de Biologia... aquelas fórmulas mágicas de abiogênese (coloque um monte de restos de comida no seu porão e pirlimpimpim - uma semana depois criou-se ratos lá; ou então, coloca um pedaçõ de carne no canto da porta... duas semanas depois você terá moscas - mágico! e mal cheiroso!!!) , pois então, naquela época do iluminismo, esses e tantos outros mitos foram explicados com a ciência...

Sem contar os avanços na química - como a descoberta do oxigênio por Scheele e Priestley (quem?), a síntese da água por Cavendish (será que eles pensaram em fazer água em pó?), a descoberta do princípio da conservação da massa por Mikhail Lomonosov (os gosrinhos não devem ter ficado contentes...). Conceitos sendo criados a partir de experimentos... e não mais contando com uma cartola mágica, ou um calderão fantástico!

E física... com vários representantes que também jogavam no campo da filosófia, colaborando com conceitos de termodinâmica, mecânica estatística, eletricidade, conversão ilimitada de trabalho mecânico em calor, desenvolvimento de máquinas a vapor - issooooooooo, máquinas a vapor, o que isso lembra vocês???

CAPITALISMO: chega de manufaturas, artesanato... agora é hora de produção em massa!

Enfim, linkando com o iluminismo... foi ele um dos grandes impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna. Já que foi um movimento que obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta porém gradual influência nos países católicos - lembrandi que o catolicismo tava perdendo poder desde a queda da época medieval (chamada de período negro da história, onde diziam haver uma cortina sacra sobre os conhecimentos, "protegendo" os ignorantes, mantendo- os ignorantes, perfeita massa de manobra da Igreja... e a filosófia, de certa forma, acabou com a graça) .

Mas então... foi graças ao iluminismo que ficou tão marcado o início da Idade Contemporânea - com seu sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos. (na minha humilde opinião... a gente cria um problema pra solucionar outro!).

Resumindo a ópera... se na Idade Média a Igreja controlava o conhecimento e tudo era colocado em panos quentes para garantir lucros ao rei e ao papa, veio o Humanismo e as "redescobertas das descobertas" da Antiguidade... criou-se a Inquisição (que deixou claro que o que é proibido é mais gostoso), e todo esse cenário culminou no Iluminismo, que deu alguma segurança para as ciências progredirem e, conseqüentemente, o capitalismo.

E é isso por agora =D

espero que tenha ajudado

Um comentário:

Erika Cordeiro disse...

Se ajudou?
sim sim...num sei cm vc associa tanta coisa ^^

BjOs =**