segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Matematicando...

Pra começar... resolvam essa:
Vanessa postando sobre matemática??? Melhor rezar...

Mestre matemático que estais na sala,
Santificada seja a Vossa prova,
Seja de Álgebra ou de Geometria,
O zero de cada dia não nos dai hoje,
Perdoai as nossas bagunças,
Assim como perdoamos os Vossos Teoremas,
Não nos deixeis cair em recuperação,
Mas nos livrai da reprovação,
Amém.

Ave matemático cheio de malícias,
O temor esteja convosco,
Bendita seja a prova de vossa cabeça,
Socorro !!!
Santa cola, mãe do aluno,
Rogai por nós agora
E no choro da má sorte,
Amém.

Danilo... ensina essa para os seus alunos ^_^

Mas então pessoal, pra vocês que gostam de ler bastante (pegou a ironia?):

UM POUCO DE HISTÓRIA

Sabiam... os sistemas de pesos e medidas são o resultado de uma evolução gradual sujeita a muitas influências. O jeito que você mede hoje não é o mesmo de anos atrás, e a importância do que se mede também varia com o tempo... assim como a língua: a gíria que você acha supimpa hoje, seu avô não acharia irada!

Então, é difícil estabelecer um percurso lógico e claro para o seu aparecimento (as unidades de medida, não as gírias...)

Mas vamos contar a historinha:

Provavelmente, contar foi talvez a forma mais primitiva de medir. As comunidades pré-históricas utilizavam as unidades dos seus produtos principais para se exprimirem nas trocas. Por exemplo: um agricultor avaliava (media) uma ovelha em "mãos cheias de trigo" ou outro grão das suas produções. Se a ovelha era pequena, menos vezes você enfiava a mão no saco...

O sistema de medida por unidades de troca durou bastante, mas é engraçado como ninguém contou exatamente quanto...

O desenvolvimento e aplicação de medidas lineares - antes do aparecimento das de peso e capacidade - apareceram entre 10.000 e 8.000 anos AC (e???). As unidades de medida nesses tempos baseavam-se na comparação com objetos naturais. Depois começaram a utilizar-se algumas dimensões do corpo humano como padrão de medidas lineares. Por exemplo: os egípcios chamavam à distância entre o cotovelo e a extremidade do dedo médio: Braça. (já imaginou você chegar na padaria e pedir uma braça de pão, ou no açougue, pedir uma braça de carne moída... bizarro)

Mas a estranheza para nós não pára por aí... alguns povos, perceberam-se de que havia alguma uniformidade entre os pesos de algumas sementes e grãos e assim tomaram-os para bitolas de peso. Por exemplo: o Carat - ainda hoje usado pelos joalheiros modernos - resultou do peso da semente de alfarroba; ou o Grão - ainda usado como unidade de peso - tem origem no peso das sementes do trigo ou da cevada.

Complicado o lance... e como uma "prima" cobrava? entre razões e emoções...

Enfim... a diversidade de todos estes métodos de medida levaram a que as sociedades primitivas, ao tornarem-se mais sofisticadas, tivessem a necessidade de normalizar os seus Sistemas de Pesos e Medidas. pra não ter aquele lance que todo irmão mais novo reclama: dois pesos e duas medidas - porque ele pode e eu não???

Enquanto isso no Egito... talvez a mais antiga medida linear usada pelos egípcios, babilônios e hebreus, foi a braça. De origem incerta: ou talvez como a tal distância entre o cotovelo e a extremidade do dedo médio.

Os egípcios tinham dois tipos de Braça:

A Braça Curta com 17,7 polegadas = 0,45 mts. (anões?)
A Braça Real com 20,6 polegadas = 0,524 mts (a do faraó?)

A Braça Real era dividida em 7 Palmos e cada Palmo em 4 Dedos (com a largura do dedo médio). É curioso que a Braça, ainda hoje é usada na marinha como medida de comprimento para designar profundidades, ou cabos e linhas dos aprestos marítimos. Sabia? nem eu... agora sabemos ^_^

Os gregos, mais tarde, acrescentaram alguns padrões dos sistemas desenvolvidos pelos egípcios e babilônios:
O Pé (Foot), dividido em 12 unidades designadas por Polegadas (Inches). (inches... será que é inchado em grego?)
Os romanos adaptaram o Pé (Foot) dividido em 12 Polegadas (Inches) para medida de comprimento. (engraçado como os romanos não fazem nada sozinhos...)

Para o sistema de pesos criaram a Onça (Oz) como a menor unidade. Depois:
- Num sistema: 16 Oz = 1 Poud (Libra) (no mundo de Oz? eu adorava o espantalho)
- Noutro sistema: 1 Poud (Libra) = 12 Oz (mas eu achava a Dorothy chatinha...)

Pulando alguns séculos, na Idade Média o negócio era meio na surdina... no obscurantismo da Idade Média quase todos os sistemas de medidas desapareceram ou não eram usados (pra que medir ou contar? o Papa vinha e papava tudo... ). Cada Cidade, Território ou Província usava as suas medidas com os conseqüentes erros, fraudes e enganos nos mercados (eu poderia apostar que os enganos nunca eram cobrar menos nos impostos!).

No Século XIV os mercadores ingleses estabeleceram o seu sistema de pesos baseado na Libra (Lb) = 7.000 Grãos (Gr) = 16 Onças (Oz) que ainda hoje é empregue em muitos países de expressão inglesa. (Mas não tinha onça, era um leão que acompanhava...)

No Século XV um outro sistema foi estabelecido: a Onça Troy (Oz troy) = 480 Grãos (Gr) = 12 Onças da Libra. Curtiu? tudo bem... nem ligo =p

Mas então... a criação do Sistema Métrico Decimal foi um importante contributo da Revolução Francesa, e baseia-se em múltiplos de 10.

A sua unidade básica é o Metro; inicialmente definido como a décima milionésima parte do comprimento do meridiano terrestre entre os paralelos de Dunkerque e Barcelona (cerca de 1/4). (caramba... que viagem, aposto que ninguém pensa nisso quando tá calculando algum exercício)

Entre 1960 e 1983 foi redefinido como o comprimento de onda do isótopos 86 do Krypton; e em 1983 voltou a ser redefinido como o comprimento do percurso efetuado pela luz, no vácuo, em 1/299.792.458 segundos: medida que é reproduzível em laboratório. (Menina de humanas falando de matemática, entrando na física e saindo pela química... mamãe sempre diz que não acompanho o batman mas sou prodígio!)

Hoje, o sistema métrico decimal é universalmente aceito, incluindo o Reino Unido depois da adesão à União Européia. (não foi aceito antes porque marcaram a reunião as 17h... e ninguém queria deixar de tomar chá)

Os Estados Unidos (USA) por inércia ou pela importância da sua economia ainda não sentiram a necessidade de adaptar este sistema. (metidos? magina... olha o imperialismo aí!)

Em 1960, a 10ª Conferência Internacional de Pesos e Medidas adotou o International System of Units (SI). ()aquele sistema que os exercícios adotam)

Este sistema é baseado em sete unidades de medida:

- O Metro para unidade de comprimento (m);

- O Kilograma para unidade de massa (kg);

- O Segundo para unidade de tempo (s);

- O Kelvin para unidade de temperatura termodinâmica (K);

- A Candela para unidade de intensidade luminosa ((cd);

- O Ampère como unidade elétrica (A);

- O Mole para a quantidade de substância (mol).


é isso pessoal... e olha aí a resolução do exercício do começo

( AM + BC ).X=AM ( X + BOC ) - BCTE
Fazendo mmc no 2º membro e eliminando os denominadores.

AMX + BCX = AMX + AMBOC - BCTE
Aplicando a distributiva

BCX = AMX - AMX + BC ( AMO-TE )
Fator comum

BCX = BC ( AMO - TE )
Isolando o X e simplificando

X = AMO - TE

Curtiram??? manda para as namoradas de vocês =D

2 comentários:

Rafael M. Sigiani disse...

Gostei, gostei....
muito bom, é isso ai a interdisciplinaridade na prática......hehehe.....T+...Bjusss

Anônimo disse...

Oie...
Não acredito que não tem foto minha...
Só porque eu trabalho a noite???
Isso não é justo!!!!

Fiquei chateadinha....

Beijinhos!