sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Calibrando pneusOxigênio ou nitrogênio:

Manter a pressão adequada nos pneus de seu carro ajuda na dirigibilidade, diminui o desgaste dos mesmos, não força a suspensão.
Um cuidado que se deve ter é utilizar a pressão indicada pelo fabricante para cada tipo de carga, indicada em uma plaqueta normalmente colocada no batente da porta do motorista, e não confiar cegamente nos "28 e 26" indicados pelo frentista.
Você lê isto, percebe que não calibra os pneus há algum tempo e resolve ir ao posto. Chega lá e se depara com dois locais para calibrar: um deles indicando "ar", gratuito; outro indicando "N2", provavelmente pago. E agora?
Vamos lá: o que acontece com um pneu rodando?
Aquece! O que acontece com o gás dentro do pneu quando o pneu aquece?
Aquece! De acordo com a equação dos gases a mudança na temperatura causa mudança na pressão e no volume, o que o faz expandir!
Isso é bom?
Claro que não. O fato da borracha do pneu aquecer é até bom, pois aumenta a aderência. Só que a expansão do gás dentro do pneu faz com que ele altere seu diâmetro e o formato da banda de rodagem (parte do pneu em contato com o solo), o que não é muito bom.
A composição do ar atmosférico é mais ou menos a seguinte: 78% de nitrogênio (N2), 20% de oxigênio (O2) e 2% dos outros gases, incluindo vapor de água. Se ele é então quase que só nitrogênio, que diferença faz usar ar ou N2 nos pneus?
Nitrogênio puro
A diferença é a seguinte: o ar atmosférico por conter vapor d'água sofre maior variação de pressão e volume quando alteramos sua temperatura do que o nitrogênio puro. Se você for atento, dirá que a Lei dos gases perfeitos não distingue um gás do outro.

É verdade, mas os gases não são "perfeitos", portanto há variação de comportamento de um gás para outro e para misturas gasosas como o ar atmosférico.Outra vantagem: a ausência do oxigênio (O2) evita - ou pelo menos diminui, já que ele estará presente em quantidades mínimas - a oxidação da borracha na parte interna da câmara ou do pneu.
Mas nem tudo é o que parece. É verdade que utilizar N2 ao invés de ar melhora tudo que foi exposto acima, mas isso não é perceptível em condições normais de uso de pneus em veículos normais.
De acordo com a Firestone e com a Pirelli, consultadas por mim através de e-mail, as vantagens do uso do nitrogênio só são sentidas em veículos de competição e em caminhões que transportam cargas extremamente pesadas, pois ambos expõe os pneus a esforços muito grandes.Agora a decisão é toda sua.
Só não esqueça de calibrar também o estepe.

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